Sede Federativa

Menssagem de erro

  • Deprecated function: implode(): Passing glue string after array is deprecated. Swap the parameters em drupal_get_feeds() (linha 394 de /home1/uemmgorg/public_html/dev/includes/common.inc).
  • Deprecated function: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls em _menu_load_objects() (linha 579 de /home1/uemmgorg/public_html/dev/includes/menu.inc).
Versão para impressãoVersão para impressão

Livraria

O termo "Sede Federativa" remonta aos trabalhos de União dos Espíritas e Unificação do Movimento Espírita efetivados em todos os estados do Brasil a partir do "Pacto Áureo", que orienta o estabelecimento, em cada Estado do Brasil, de uma estrutura de trabalho visando o trabalho de União dos Espíritas e Unificação do Movimento Espírita, nas Minas Gerais.

No ano de 1948, com a consolidação do Pacto Áureo, a União Espírita Mineira foi escolhida, em Minas Gerais, para acolher o Conselho Federativo do Estado de Minas Gerais - COFEMG.

O Dr. Camilo Rodrigues Chaves, Presidente da União Espírita Mineira, de 1945 até fevereiro de 1955, exerceu o mandato como líder autêntico, com atuação marcada pelo dinamismo e dedicação à Doutrina Espírita. Durante sua gestão foi iniciada a construção da atual Sede Federativa da Casa Máter do Espiritismo em Minas Gerais, cuja inauguração se deu no dia 18 de abril de 1956 pelo seu sucessor da UEM, Bady Elias Curi. Também por iniciativa de Camilo Chaves foi criado o Ginásio Espírita "O Precursor", situado em ponto nobre da Capital Mineira, educandário modelo que seria, no sonho de seu idealizador, "o embrião da futura Universidade Espírita de Minas Gerais".

A UEM além de manter suas atividades de Casa Espírita e de Livraria, absorveu e estruturou as atividades do COFEMG no mesmo endereço, o que ocorreu até o ano de 2002. Estas atividades foram desenvolvidas primeiramente na Sede da Rua dos Guaranis, 315.

No entanto, para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao COFEMG eram necessários mais espaços para suas reuniões de trabalho e coordenação da tarefas federativas. Muito embora as reuniões do COFEMG se realizassem em dois finais de semana a cada ano, a demanda por salas para o trabalho federativo concorria com as atividades de Casa Espírita, causando dificuldades de toda soma.

Com o encerramento das atividades do Colégio O Precursor, o imóvel da UEM localizado na Av. Olegário Maciel, 1627, havia sido alugado para faculdades privadas. Devido às questões financeiras, em 2002, a Faculdade que ocupava o imóvel, entrou em insolvência e a Diretoria da UEM resolveu transferir as atividades do COFEMG - antes desenvolvidas na Sede História - para aquele imóvel, tendo em vista a especificidade que a tarefa de Coordenação do Movimento Espírita em Minas Gerais necessita para se fortalecer.

A partir daí a prioridade do imóvel passou a ser, efetivamente, para as atividades do COFEMG, que tem como responsabilidades de coordenação e orientação para a consecução dos trabalhos relativos à União e Unificação do Movimento Espírita Mineiro, como definido no III Congresso Mineiro que estabeleceu as atividades e as responsabilidades desta valiosa tarefa.

Endereço: Av. Olegário Maciel, 1627 - Lourdes - Belo Horizonte / MG - Cep: 30.180-111
Telefone: (31) 3330-6200
E-mail: uemmg@uemmg.org.br

Veja aqui as atividades da Sede Federativa